sexta-feira, 11 de junho de 2010

Bisneta de Mandela morre em acidente após abertura da Copa


Zenani Mandela, que fez 13 anos na quarta-feira, dia 9, morreu depois que o carro em que ela estava capotou em uma estrada perto do centro de Johanesburgo.

O incidente ocorreu após o concerto de abertura da Copa do Mundo, na quinta-feira, no Orlando Stadium, no bairro do Soweto.

Um porta-voz da polícia disse que a adolescente viajava de carro junto com a ex-mulher de Mandela, Winnie, que teria sido levada para um hospital. A Fundação Mandela, no entanto, informou à BBC que Winnie não estava no veículo.

Segundo as declarações do porta-voz, o motorista do carro foi detido e a polícia abriu uma investigação de homicídio culposo para apurar o caso.

Em comunicado, a Fundação Mandela disse que o acidente, envolvendo apenas um carro, não deixou mais feridos e que a família pediu "privacidade durante o luto por essa tragédia".

Zenani era uma das nove bisnetas de Mandela e muitas vezes aparecia ao lado do bisavó em cerimônias.

Tragédias pessoais
Mandela se casou três vezes, teve seis filhos, 20 netos e nove bisnetos.

Sua vida é marcada não apenas pela luta e vitória contra o regime do apartheid, que terminou em 1994, como também por tragédias pessoais.

O primeiro filho de Mandela, Madiba Thembekile, nascido em 1946 e fruto do primeiro casamento do então ativista, também morreu em um acidente de carro em 1969, enquanto Mandela estava preso. Ele passou 27 anos na prisão.

O segundo filho, Makgatho Mandela, morreu vítima da Aids em 2005. BBC Brasil - Todos os direitos reservados.

Fonte: Estadão 11/06/10

Nenhum comentário: