domingo, 3 de junho de 2012

Morte de JK pode ter nova investigação


OAB mineira entregará dossiê à Comissão da Verdade pedindo acesso a relatórios militares sobre o acidente . Motorista de ônibus acusado de fechar o carro de JK quebra o silêncio e fala ao Correio

Motorista do ônibus acusado de fechar o carro do ex-presidente Juscelino Kubitschek fala pela primeira vez. Dossiê da OAB-MG será enviado à Comissão da Verdade nos próximos dias

Indaiatuba (SP) — Josias é um personagem fundamental da história do Brasil, mas se pudesse apagaria para sempre o 22 de agosto de 1976, data em que, por acidente, deixou de ser um anônimo motorista da Viação Cometa para se tornar protagonista de um mistério que ainda assombra o país após 35 anos.

Como morreu o ex-presidente Juscelino Kubitschek? A morte de JK ficou para a história oficial como um acidente de carro. O Opala dirigido pelo motorista do ex-presidente, Geraldo Ribeiro, teria sido fechado por um ônibus da Viação Cometa, perdido o controle, atravessado a pista — no Km165 da Rodovia Presidente Dutra, próximo a Resende (RJ) — e atingido por uma carreta.

Josias Nunes de Oliveira, de 68 anos, o motorista do ônibus, é a principal testemunha. Já foi indiciado como culpado e considerado inocente pela Justiça, mas carrega o peso de estar no lugar errado, na hora errada e ser a testemunha mais importante de um episódio com nuanças políticas, que engendram uma grande conspiração.

Se ocorreu apenas um acidente ou se existem fatores que provocaram a tragédia será uma pergunta que deverá ser respondida pela recém-criada Comissão da Verdade, escolhida a dedo pela presidente Dilma Rousseff para elucidar as questões cabais, principalmente dos anos de chumbo, quando o Brasil foi governado por uma ditadura militar.

A Comissão de Direitos Humanos da Seção Mineira da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MG) conclui um dossiê, que contabiliza quase mil páginas, e será entregue à Comissão da Verdade ainda neste mês pedindo a investigação da morte de JK. "O mais importante são os relatórios militares sobre o acidente, pois as perícias foram comandadas pelos militares, que também impediram o acesso ao local do acidente, aos veículos e aos corpos", afirma o presidente da comissão da OAB-MG, Willian Santos. A entidade quer ter, com o apoio da Comissão da Verdade, o acesso a esses documentos e elucidar definitivamente as circunstâncias da morte do ex-presidente nascido em Diamantina (MG).

Josias não fala com a imprensa desde o acidente. Considera-se uma vítima da história e de reportagens da época. Mas o Correio conseguiu convencê-lo a desabafar: "Se eu fosse fraco, teria feito bobagem. É duro pagar sem dever", afirma. Há alguns anos, separou-se da mulher e vive em um asilo em Indaiatuba (SP).

Divide o quarto com outro idoso. São duas camas, um banheiro e nada mais. Paga 70% da aposentadoria para viver na casa de repouso e com o restante do dinheiro ajuda a ex-mulher e tenta fazer uma poupança para sua paixão: ir à praia. "Não gosto de sinuca nem de farra. Gosto mesmo é de beira de mar", diz Josias, que visitou Recife há dois anos.

No dia do acidente, ele fazia o trecho Rio-São Paulo. A memória é precisa e Josias lembra o número do carro: "Ônibus 1.348, com 33 passageiros". Um Opala com capota de vime seguia, segundo ele, cerca de 30m a 40m à frente, quando o automóvel perdeu o controle na curva, atravessou a pista e foi atingido em cheio por uma carreta. "Não teve nenhuma explosão antes. Também se alguém atirou no motorista eu não vi, mas acredito que é muito difícil", lembra Josias, descartando hipóteses de atentado. "Foi acidente. Acidente mesmo. O duro é que ele (JK) estava com a passagem de avião no bolso", lembra.

"Ficha caiu"

O ex-presidente estava em São Paulo. Tinha uma passagem comprada para voltar para Brasília e ir para fazenda onde morava, em Luziânia (GO), mas recebeu um telefonema para uma reunião no Rio de Janeiro e convocou seu motorista, Geraldo, que trabalhava com ele havia 36 anos. Assim, seguiu viagem, dispensando o bilhete aéreo. Relutante, Josias evita relembrar os dias mais tensos de sua vida. Voltar ao passado é como despertar para um pesadelo, quando frequentava as manchetes dos jornais e chegou a ocupar a cadeira de réu por exatas 12 horas e 20 minutos, como recorda em detalhes.

Josias diz que a "ficha caiu" e percebeu quem estava no Opala quando abriu a pasta, estilo 007, com diversos documentos dentro. Havia também três livros, sendo um deles As musas se levantam (Editora Olímpica, 1976), de Joaquim F. de Almeida. Josias não se esquece da dedicatória: "Ao insigne ex-presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, leia as páginas 33 e 34 que refletem sobre sua vida".

Quem assinava o texto era um nome estrangeiro, que Josias não recorda. "Procurei em muitas livrarias. Até em Belo Horizonte tentei encontrar, em uma loja na Avenida Amazonas", ressalta o motorista, que não teve sucesso na busca. "Eu já tinha visto muito acidente, cheguei a ver desastre na Rio-Bahia com mais de 20 pessoas mortas. À época, não tinha essa coisa de Samu, resgate, ambulância. O pessoal pegava um pedaço do corpo e colocava no acostamento para os carros poderem passar", recorda o motorista.

Depois do acidente permaneceu mais cinco anos como motorista da Viação Cometa. Em seguida, virou caminhoneiro, sempre como empregado. "Viajei o Brasil inteiro. Conheço 18 estados", diz, com orgulho. "O que gosto mesmo é de viajar. Ir para longe", completa Josias. Seguiu como caminhoneiro até a aposentadoria, em 1996, aos 53 anos. Tem dois netos, um de 8 anos e outro de 4 meses.

Fonte: Correio Braziliense - 03/06/2012

Nenhum comentário: