A estimativa é do Clube dos Diretores Lojistas. Se o Brasil permanecer até o final da Copa (e quase todo mundo quer), a perda do comércio no Rio de Janeiro está calculada em R$ 1 bilhão 900 milhões. Isso equivale a até 70% de prejuízo, com base no faturamento médio do comércio do Rio, que gira em torno de R$ 370 milhões por dia. A informação foi dada ao nosso blog pelo presidente do CDL, Aldo Gonçalves.
Segundo Gonçalves, são as seguintes as principais causas do prejuízo do comércio nesta Copa do Mundo: a perda do foco do consumo, os feriados e pontos facultativos e a inflação, que está corroendo o poder de compra de muita gente.
-- Com os feriados por causa de jogo no Maracanã, o Centro da cidade fica totalmente vazio. No sábado agora, com o jogo do Brasil, marcado para 13h, o comércio vai fechar uma hora antes e certamente vai ter prejuízo -- diz Aldo Gonçalves.
O presidente do CDL observa ainda que os turistas estrangeiros que vieram para o Mundial não estão comprando nada além de alimentos por causa da carga de impostos dos nossos produtos.
-- São turistas com menor poder aquisitivo, que vão ao supermercado fazer compras para comer no quarto -- disse Aldo.
Fonte: http://oglobo.globo.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário