sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Autofagia Petralha


Por Jorge Serrão

A temperatura do inferno aumenta uns mil graus centígrados a cada reunião entre a cúpula dos “aliados” do PT e do PMDB. Já surgem boatos estranhos e ameaçadores sobre o complicado casamento político que dará sustentação à futura presidenta Dilma Rousseff. No mais forte deles, Michel Temer teria avisado que sequer assumiria a vice-presidência, se o PMDB não for atendido em todos os seus pleitos.

Acreditar em tal bravata é inocência. Mas outras ameaças impublicáveis - e que não circulam no tsunami de boatarias - devem estar rolando entre petistas e peemedebistas. Da nesna forma como a disputa interna de poder dentro do PT, para ver quem fica próximo da Dilma, também deve fazer vítimas em breve. A tentativa de fritar ou afastar Antônio Palocci Filho de um cargo importante no governo é um arakiri petralha.

O poder de Palocci vai muito além do PT. As vozes a favor dele vêm lá de fora. Os porta-vozes da Oligarquia Financeira Transnacional já se manifestam em favor dele. A mais recente edição da revista britânica Economist adverte que investidores defendem a permanência de Henrique Meirelles no Banco Central e que estão de olho em Antonio Palocci. Segundo a revista, se Dilma escolher Palocci para a Casa Civil ou colocá-lo de volta no Ministério da Fazenda, ganhará a confiança do setor empresarial.

A Economist também avisa que Dilma Rousseff terá de provar que tem ideias próprias e que sairá da sombra de Lula: ”Ela terá de convencer os céticos de que ela não é apenas o Lula de batom”. Os britânicos alegam que Dilma abrirá um precedente ruim para o Brasil se permitir que Lula permaneça no poder, nos bastidores. Esta é a grande dúvida do próximo governo: O que fará Lula. É esperar para ver.

Enquanto isso, Dilma e sua turma já preparam o pacote de maldades contra a maioria que não votou nela. O futuro governo pretende mesmo ressuscitar a CPMF, na forma da Contribuição Social da Saúde (CSS). A desculpa esfarrapada de sempre é garantir mais recursos à saúde. Depois do fim da CPMF, o governo Lula aumentou outros impostos, conseguindo arrecadar bem mais do que o que era obtido com a contribuição sobre movimentação financeira, mais conhecida como imposto do cheque.

Eis um dos preços que vamos pagar. Deram o cheque em branco do poder novamente aos petralhas. Agora, em ritmo de autofagia, eles farão o que quiserem. Claro, se nenhuma oposição verdadeira surgir. É aguardar, serenamente, para ver o que vem por aí, enquanto os vencedores se matam pelo poder

Fonte: Alerta Total 05/11/10

Nenhum comentário: