quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Banco Panamericano: BC tem explicações a dar


O caso da fraude contábil no Banco Panamericano deixa inúmeras dúvidas no ar. Depois de muitos rumores durante a tarde de hoje no mercado, o jornal "Estado de S.Paulo" publicou na sua versão online informação da jornalista Sonia Racy de que algo de peso seria anunciado.

Por Mirian Leitão

O Banco Central mentiu para todos os que ligaram para lá, dizendo que nada seria anunciado. Mas quem estava certa era a Sonia Racy porque foi anunciado que o Grupo Silvio Santos fez um aporte de R$ 2,5 bilhões no Banco Panamericano, que estaria com "inconsistência contábeis".

O Banco Central afirma que não mentiu, já que afirmou que nada seria anunciado por eles e o que saiu foi divulgado pelo Panamericano junto à CVM. Garante que não cabia a ele anunciar. Fica o registro.

Pelo que se sabe até agora, essas inconsistências são iguaizinhas as descobertas no Banco Nacional ao fim da hiperinflação; créditos fictícios dando a impressão de equilíbrio num banco quebrado.

Mas as dúvidas são: se estava assim com essas fraudes contábeis como foi que a Caixa Econômica não viu quando em julho comprou 49% desse banco? Antes de uma operação assim é feita uma varredura nas contas, a chamada due diligence, e mesmo assim a Caixa nada viu? Por que o BC permite que a Caixa, com toda a sua história centenária e suas responsabilidades, saia comprando participação em banco privado? Para correr risco com dinheiro público? O BC já sabe do problema há semanas, porque segurou a informação?

O dinheiro que o Grupo Silvio Santos vai aportar sairá de empréstimo do Fundo Garantidor de Crédito do Banco Central. O FGC existe para isso mesmo e na época do Proer foi pensado para ser uma forma de resolver problemas temporários de liquidez em alguma instituição. É fundo constituído por ordem do BC, mas com recursos dos próprios bancos que têm que ser consultados antes da operação. Mas esse Fundo não deveria emprestar apenas para instituição financeira?

Enfim, o BC deve muitas explicações aos contribuintes.

Nesta quarta feira o Fundo Garantidor deve dar explicações da operação.

Fonte: O Globo 10/11/10

Nenhum comentário: