segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Leia a íntegra da carta aberta de Noam Chomsky


Juiza Maria Lourdes Afiuni, que foi presa logo depois de mandar soltar um preso politico opositor de Hugo Chavez


"Carta aberta aos defensores da Justiça na Venezuela e no mundo - A juíza María Lourdes Afiuni já sofreu o suficiente

Cambridge, Masschusetts, 3 de julho de 2011

Com esta carta quero expressar meu apoio à liberdade da juíza María Lourdes Afiuni, detida na Venezuela desde dezembro de 2009. Em novembro do ano passado fui informado de sua situação pela Iniciativa Latino-Americana do Centro Carr para Políticas de Direitos Humanos da Universidade Harvard. Desde então, participei diretamente de um esforço de mediação com o governo da Venezuela, com o propósito de conseguir a liberdade da juíza Afiuni por um gesto de clemência do presidente Hugo Chávez.

A juíza Afiuni contou com minha simpatia e solidariedade desde o primeiro momento. A maneira como foi detida, as condições inadequadas de seu encarceramento, o tratamento degradante que sofreu no Instituto Nacional de Orientação Feminina, tudo devidamente documentado, me deixaram profundamente preocupado por seu bem estar físico e psicológico, assim como por sua segurança pessoal. Essas razões me motivaram a que em dezembro de 2010 dirigisse, junto com o Carr Center, um pedido de perdão oficial, no marco dos indultos presidenciais de cada ano.

Em janeiro recebi com alívio a notícia de que a procuradora-geral da Venezuela havia recomendado a prisão domiciliar para a juíza Afiuni, em vista do seu frágil estado de saúde, pelo qual foi submetida a uma operação de emergência. Estar em casa, rodeada de seus familiares e com atenção médica, é sem dúvida uma significativa melhora em sua situação.

No entanto, a juíza Afiuni já sofreu o suficiente. Ela foi vítima de atos de violência e humilhações que representam uma violação à dignidade humana. Estou convencido de que deve ser liberada, não só por causa de sua maltratada saúde física e psicológica, mas também em conformidade com a defesa da dignidade humana que a Revolução Bolivariana traçou para si como meta.

Numa época em que o mundo se vê sacudido por clamores de liberdade, a detenção de María de Lourdes Afiuni sobressai como uma flagrante exceção que deve ser remediada rapidamente, pelo bem da justiça e dos direitos humanos em geral e para afirmar o papel honrado da Venezuela nestas lutas.

Por isso quero fazer do conhecimento dos venezuelanos minha total solidariedade com a juíza María Lourdes Afiuni e manifestar meu compromisso inquebrantável com os esforços levados adiante pelo Centro Carr da Universidade Harvard para liberá-la. Ao mesmo tempo, mantenho alta minha esperança de que o Presidente Hugo Chávez considere um ato humanitário que ponha fim ao cativeiro da juíza."

Fonte:Folha .com 02/07/11

Nenhum comentário: