quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Empregados da Foxconn ameaçaram cometer suicídio em massa


Um grupo de 300 empregados da Foxconn ameaçou se jogar do alto de um prédio na semana passada em Wuhan, China, segundo reportagem do site Want China Times. O motivo seria a negação de uma compensação financeira antes prometida pela companhia.

A publicação, que cita como fonte o site China Jasmine Revolution (anti- governo), informa que os funcionários pediram aumento do salário no dia 2 de janeiro. A reposta teria sido: deixem a empresa e recebam uma compensação ou mantenham suas posições na companhia e não recebam nenhum pagamento adicional.

A maioria dos empregados, então, teria escolhido a primeira opção. Mas a Foxconn, segundo o site, mudou de ideia, e ninguém recebeu o dinheiro prometido.

O prefeito de Wuhan teria ido até o prédio onde os funcionários estavam para impedir o suicídio. O site de tecnologia americano Business Insider lembra que, se o caso for verdadeiro, isso mostra que trabalhar na Foxconn ainda é problemático, apesar de a empresa dizer fazer melhorias nas condições de trabalho.

Não há pronunciamento da empresa na matéria e nenhuma referência ao fato no site da Foxconn. O site Kotaku diz que os empregados que tentaram suicídio eram da planta que fabricava o console da Microsoft Xbox 360. Isso teria causado a paralisação temporária da produção do videogame.

Não é a primeira vez que rumores sobre suicídios na Foxconn ocorrem. Em 2010, 14 empregados se mataram, segundo o Want China Times.

Fonte: Estadão 10/01/12

Nenhum comentário: