domingo, 24 de fevereiro de 2013

Mulheres da Coreia do Norte só têm 18 opções de cortes de cabelo



Na Coreia do Norte não é comum ver a mulherada ostentando por aí o novo cabelo da moda ou cortes inspirados nas atrizes de Hollywood.

Isso porque lá, as mulheres são encorajadas a usar apenas os cortes de cabelo pré-aprovados pelo governo, como parte de uma campanha oficial que tem o objetivo de reduzir as influências ocidentais no país. As informações são do tabloide britânico "Daily Mail".

O catálogo abaixo foi encontrado em um salão de beleza em Pyogyang, a capital do país, e mostra apenas 18 opções de cortes. Já os homens têm apenas 10 opções, todas de cabelos curtos.
Reprodução
Catálogo com os 18 cortes de cabelo permitidos na Coreia do Norte
Catálogo com os 18 cortes de cabelo permitidos na Coreia do Norte


É possível dizer até se uma mulher é casada ou solteira, apenas olhando para o cabelo.

As mulheres casadas tendem a ser desaprovadas se não usarem um cabelo mais curto. Já as solteiras podem ser um pouco mais ousadas e optar por cabelos mais longos e ondulados, além de poderem usar tranças e rabos-de-cavalo.

Em 2005, a TV estatal da Coreia do Norte lançou uma série de cinco capítulos intitulada "Vamos cortar o cabelo de acordo com o estilo de vida socialista" com o objetivo de promover modelos curtos para os homens.

Equipes do programa iam às ruas com câmeras escondidas em busca de coreanos "rebeldes" que usavam cabelo comprido para mostrá-los na televisão.

Segundo o tabloide, justificativas bizarras foram veiculadas no tal programa, como a de que cabelo comprido rouba a energia do cérebro.

Os homens são encorajados ir ao barbeiro a cada 15 dias para manter os fios sempre mais curtos do que cinco centímetros. Já os homens idosos podem ter o cabelo com até sete centímetros de comprimento.

Fonte:Folha UOL

Nenhum comentário: