quarta-feira, 20 de março de 2013

A paranóia totalitária


A escritora australiana  Anna Funder escreveu um excelente livro, no qual, através de entrevistas com ex-membros da Stasi e algumas de suas vítimas, oferece uma visão de uma sociedade assustadora  em que  a polícia secreta  possuia um número de agentes maior que o próprio exército.
Leia mais abaixo







Até a queda do Muro de Berlim, a República Democrática Alemã foi apresentado como um modelo de sociedade. Desenvolvimento industrial e do nível de vida que tinham alcançado relativamente melhor do que os dos outros membros do bloco oriental, feita naquele país uma espécie de vitrine do comunismo para o mundo. Também vendeu a imagem de que existia a menor oposição ao regime, porque ao contrário de poloneses, tchecos e húngaros, os alemães eram um povo disciplinado e educado para obedecer e seguir ordens. No entanto, muitos não sabem que por quase quarenta anos de cidadãos da RDA estavam sob sistema de vigilância total. Ela culpou o Ministerium für Staatssicherheit (Ministério de Segurança do Estado), a Stasi para os amigos.

A Stasi foi criado em 8 de fevereiro de 1950, com a missão de apoiar a "integridade moral e física dos nossos concidadãos". Na prática, funcionou como um serviço secreto implacável operando dentro e fora da RDA, e teve uma subordinação incondicional ao Partido Socialista Unificado da Alemanha (SED). O regime comunista estava obcecado com a ameaça representada pelos seus próprios cidadãos. Isso levou a um sistema totalitário baseado em paranóia e desconfiança como regras de sobrevivência. Como resultado, seus líderes inundou o país com um vasto exército de espiões pagos e não pagos.

Em relação a sua população total, a polícia secreta Stasi foi a maior na história da humanidade. Em seguida, dar alguns dados numéricos que podem ser comparados. A Gestapo nazista usou um oficial para cada 2.000 habitantes. Na União Soviética, a KGB empregada a tempo inteiro cerca de 480 000 agentes para controlar 280 milhões cidadãos. Isso significa que um oficial para cada 5.830 pessoas. Na RDA, a proporção era de um oficial para cada 166 pessoas. Mas se isso informantes regulares são adicionados, então é um para cada espião cidadãos 66.

A principal arma da Stasi foi a vasta rede de colaboradores não-oficiais. Este relatório é dedicado a todos os aspectos de cidadãos. O mesmo relatou seus colegas de trabalho, seus amigos. Mesmo no relatório foi a família típica. Ninguém sabe o número exato de pessoas que serviram como informantes. Alguns dizem que a Stasi estava em serviço 91.000 espiões, além de 300 mil informantes civis, que são responsáveis ​​por monitorar cada um dos movimentos de suspeitos de não simpatizar com o regime. Em qualquer dos casos, sabe-se que, em 1989, o número de assim chamados "companheiros de primeira ordem" situou-se entre 170 000 e 190 000.

Os motivos que levaram as pessoas a informar convicções ideológicas variou entre o medo da repressão. A verdade é que nesta sociedade qualquer tentativa de ter sucesso implica necessariamente aceitar um pacto com o diabo. Como Fausto, os cidadãos pagaram com sua alma o direito de ser capaz de estudar na universidade, conseguir um emprego melhor no trabalho ou obter permissão para se casar com um estrangeiro. Para aqueles que não estavam dispostos a pagar o preço exigido pelo regime, assim como foram as opções de migração interna ou renunciar a qualquer desejo de ambição.

De acordo com os dados, um em 50 adultos colaborado com a Stasi. Também cerca de 10 mil crianças foram usadas como informantes. Dos 16 milhões de pessoas que tiveram a RDA, 6 milhões foram espionados e desenvolveu relatórios detalhados sobre eles. Acredite ou não, até o próprio Erich Honecker tinha aberto um arquivo. Um fato que ilustra a obsessão eo zelo com que a Stasi realizar o seu trabalho, é o fato de que, se os registros são preservados hoje foram colocados um sobre o outro, chegaria a uma altura de cem ou mais quilômetros.

20.000 ligações foram monitoradas simultaneamente

Como parte desse complexo sistema de vigilância, os telefones foram perfurados e preenchidos os lares de microfones. Ele poderia controlar 20 000 chamadas de uma só vez e ler 2000 cartas e telegramas por dia.Havia milhares de apartamentos destinados à inteligência de negócios e universidades, que estavam por perto. Focada câmeras foram instaladas locais-chave. Existem outros sites colocados tão inimaginável quanto as portas dos carros, que pode gravar com raios infravermelhos, que então era indetectável. Nas instalações da Stasi encontrado frascos de vidro contendo sui generis: roupa interior pertencentes a dissidentes. Que é mantido em caso de que estes são escabulleran, portanto, poderia, assim, acompanhar o seu paradeiro os artigos que dão um cães farejadores.

Apenas pelo simples fato de aplicar a viver fora do país, a pessoa foi para a lista negra da Stasi. Da mesma forma, qualquer visitante para mudar o dinheiro de seu país pela RDA quadros inútil foi provisoriamente abriu um arquivo. Entre os métodos mais utilizados foram as prisões, muitas vezes arbitrária, para forçar confissões. Também havia uma rede de campos de detenção, isolamento, bunkers escondidos e um lugar para execuções secretas.

Trabalhou 18 prisão preventiva, o mais famoso dos quais foi o de Hohenschönhausen , cujas células estavam no porão. Os detidos foram submetidos a destruição psicológica: não é permitido dormir, manteve as luzes acesas o tempo todo, eles foram as mesmas perguntas para meses, eles foram isolados na íntegra. Ele pegou o caso de um prisioneiro relativamente jovem, que foi exposto à radiação.Consequentemente, morreu depois de uma estranha por causa da variante leucemia.

A Stasi também contado entre as suas divisões com a Administração de inteligência principal, cuja missão era a operar na República Federal da Alemanha. Spies conseguiu entrar instituições públicas, partidos políticos e até mesmo o governo de empregos no país. Ele também lhe permitiu gerir informações sobre empresas e negócios. Após a reunificação, vieram à tona os nomes de alguns parlamentares que colaboraram com a Stasi. Também hoje ainda é descobrir espiões faceta conhecida de artistas, intelectuais e atletas da ex-RDA.

O serviço secreto operado através de 1989. Após a queda do Muro de Berlim, muitos membros permaneceram em seus escritórios, tentando desaparecer esses documentos que poderiam levá-los para a prisão ou expor espiões de outros países. Mas eles encontraram o problema que a Stasi era absolutamente meticuloso e manteve todos os jornais. Para destruí-los, tinha apenas a qualidade shredders pobres, constantemente malograban. Eles não tinham escolha a não ser realizar este trabalho às pressas mão. As peças tem em sacos, que depois pensaram em cinzas. Mas por causa da velocidade com que os acontecimentos se desdobraram, a Stasi decidiu se desintegrar sem resistir ou uso da violência.

Na época da reunificação, a nova autoridade federal, herdou esses arquivos. Parte deles consistia de 15.500 caixas contendo entre 4 e 6 milhões de pedaços de papel, alguns do tamanho de uma unha. Uma equipe de pessoas assumiu a tarefa de reconstruir esta mão gigantesco quebra-cabeças. Depois de um tempo, eles perceberam que ao fim, levaria várias décadas. Ele então começou a usar computadores e scanners. O arquivo, o maior que existe em todo o mundo em uma ditadura, é aberto ao público. Qualquer alemão tem o direito de ver se há informações sobre ele ou ela. Alguns o fizeram com o objetivo de buscar a explicação para acontecimentos sombrios de sua vida no passado totalitário e tentar entender o que aconteceu na RDA na época.

Um livro sobre a consciência humana

Em 1987, Anna Funder da Austrália (Melbourne, 1966) chegou a Berlim, como um companheiro do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico. Ele estava tão fascinado com a cidade, que após a queda do muro de novo duas vezes. Antes de viajar pela primeira vez, eu tinha aprendido alemão na escola, e mais tarde estudou direito e estudos alemães. Em meados dos anos 90, ele trabalhou como produtor em um programas de TV de canal para estrangeiros.

Alguns espectadores enviou cartas que expressavam o alto preço que pagou para o reencontro há muito esperado. Financiador Anna é quando ele se interessou em investigar as circunstâncias em pessoa, para ver o que tinha acontecido na RDA. Ele conversou com algumas pessoas e ouviu histórias que não mais solto. Ele também visitou locais de grande valor simbólico, como a antiga prisão de Hohenschönhausen e arquivos de rádio.

Em seguida, coloque um anúncio no jornal: "Wanted ex-funcionários da Stasi para entrevista."Curiosamente, ele recebeu várias ligações de pessoas que provavelmente queriam se livrar de seu passado. Não só espiões entrevistados e colaboradores, mas também outros envolvidos, as vítimas, os que sofreram repressão e espionagem. A partir desse caráter testemunhal materiais escreveu seu primeiro livro,Stasiland. Histórias do outro lado do Muro de Berlim , que publicou em 2003. Definida por seu autor como "um livro sobre a consciência humana", a edição de Inglês recebeu excelentes críticas (foi elogiado, entre outros, o Sul Africano romancista JM Cotezee) e lhe rendeu vários prêmios. O primeiro foi Samuel Johnson, o mais importante dado em Inglaterra (30.000 libras esterlinas, cerca de US $ 54.000).

O júri reconheceu livro financiador "flashes de humor maravilhoso, apesar da natureza trágica do tema em questão." Ele destacou "a originalidade e frescor de um conto dito o que acontece com as pessoas quando vivem na atmosfera corrosiva de um estado totalitário." Ele acrescentou: "Este é um retrato íntimo, comovente e engraçado, uma história de sobreviventes presos por seu desejo de esquecer e a necessidade de lembrar." Stasiland também foi finalista no livro Idade do Ano de não-ficção, a Queensland Prêmio Literário Premier, o Guardian Award primeiro livro, o Sul Festival Awards australianos para a literatura, o Índice de Liberdade de Expressão eo Prêmio WH Heinemann.

Após o sucesso internacional que havia marcado seu livro, Funder começou a trabalhar em jornais comoThe Guardian e Corrieri della Sera . Em 2011, ele publicou seu primeiro romance, Tudo o que eu sou , que no ano seguinte ele recebeu o prêmio de Melhor Livro da Austrália. É definido na Alemanha nazista, e de acordo com o escritor "é, como em Stasiland , uma história sobre coragem e consciência por um período de terror. " Em ambos os títulos existem traduções para o espanhol. O de Stasiland (Rock) surgiu em 2009 e de Tudo o que sou (Lumen), no ano passado. A propósito, algumas das histórias do primeiro desses títulos foram usadas no filme A Vida dos Outros .

No início do Stasiland , Funder escreve: "A Stasi era o exército interno pelo qual o governo estava no controle. Sua função era saber tudo sobre todos, usando todos os meios para o fazer. Ele sabia que estava chegando para visitá-lo, saiba que você ligou no telefone e sabia que se sua esposa dormiu com alguém.Metástase foi a burocracia na sociedade da RDA aberta ou veladamente, sempre alguém informando a Stasi sobre os seus colegas e amigos, em cada escola, em cada fábrica, em cada bloco de apartamentos em cada bar. Obcecado como foi com o detalhe, a Stasi não foi capaz de prever a qualquer momento e do fim do comunismo, portanto, para o país. Entre 1989 e 1990, tudo estava de cabeça para baixo: um dia unidade espião stalinista, o próximo, museu. Em seus quarenta e poucos anos, "a Companhia" gerou o equivalente a todos os arquivos históricos da Alemanha desde a Idade Média. Se colocarmos na vertical, um após outro, os arquivos da Stasi compilados em seus concidadãos formariam uma linha reta 180 milhas de comprimento. "

A primeira história que sabemos é que de Miriam, e, obviamente, é o financiador mais impressionou. Aos 16 anos, ele foi preso por distribuir panfletos e mais tarde tentando fugir para Berlim Ocidental. Seu marido foi enviado para a prisão, onde morreu. Quando ela quis saber as causas, primeiro disse que ele havia se enforcado com sua roupa de baixo e, em seguida, ele tinha feito com um lençol. "Cueca ou cobertor? Pelo menos você poderia concordar com a história ", ela levantou-se a eles. E ele disse a Fender: "Eu sei que essas células e os tubos não estão à vista. Tudo vai para dentro. Mesmo há grades nas janelas são muito pequenas. "

Nada para o exercício da Stasi

Anos mais tarde, quando a visita do escritor novamente não conseguiu esclarecer as circunstâncias da morte de seu marido. Ele diz que o escritório do procurador distrital quer enterrar tudo o que aconteceu, nada para o exercício da Stasi. "Ainda há muitas pessoas que trabalham para eles e que foi a Companhia, seus parceiros são". Por exemplo, o juiz que assinou o mandado de prisão de seu marido permanece no Judiciário.

Outra pessoa cujo testemunho está incluído no Stasiland é Julia. Seus pais eram sobre pessoas comuns, que nunca teve qualquer atrito com o regime. Sua mãe era uma mulher prática, "não esperam muito do Estado e se aconchegou no ombro para mudar isso." Seu pai era um professor, e como muitos colegas que eram incentivados a fazê-lo, ele se juntou ao Partido. "Toda quarta-feira antes da festa reuniões pai estava de mau humor", diz Julia. Os problemas começaram quando a menina se apaixonou por um italiano."Não importa quando saiu de casa, ou onde estávamos, havia sempre alguém que parou. Se nós lhe disse que íamos ao cinema, é largaba um bom tempo com o meu ID e passaporte dele para nos fazer perder o início do filme. " Que quando ela chamou seu namorado no telefone, eu disse boa noite e, em seguida, "Boa noite pessoal" para o resto dos ouvintes.

Como insistiu em continuar seu relacionamento com o italiano optou por fechar todas as portas. Julia era um estudante de notas em circulação. Ele falou Inglês, Russo, Francês e um húngaro pouco. Mas mais entrevistas que eu tinha, eu não poderia usar. Há uma cena kafkiana que ela tem e eu acho interessante jogo. Um dia eu estava no escritório de emprego e perguntou a um homem esperando para ser atendido por quanto tempo ele ficou desempregado. Antes que o Senhor poderia responder ", disse um oficial, uma mulher atarracada de uniforme, saiu de trás de uma coluna.

"- Menina, você não está desempregado latiu.

"- É claro que eu estou desempregado", Julia disse. Se não, por que eu estaria aqui?

"- Este é o centro de emprego, e não o escritório de desemprego. Há desempregados, à procura de trabalho.

"Julia não desanimou.

"- Estou à procura de um emprego, porque estou desempregado.

"A mulher começou a gritar fila para se agachou, intimidado.

"- Eu disse que não está desempregado! Olhando para o trabalho! E então, quase histérica: Na RDA há desemprego ".

Financiador inclui outras histórias. Há, por exemplo, o Paul Sigrid, que no início da entrevista que: ". The Wall quebrou meu coração em dois" Ela teve seu primeiro filho em 1961. O parto foi difícil. O bebê foi culatra. Isso coincidiu com uma mudança de turno e lento para lidar com isso. Eles fizeram uma cesariana de emergência. Poucos dias depois, o bebê cuspir sangue. Nem podia comer nada. Em qualquer hospital sabia o que estava errado. Os pais então o levaram para o setor ocidental e lá foi diagnosticada durante diafragma rasgado parto e também tinha danificado o estômago eo esôfago. Sua condição era grave e ele foi operado imediatamente. Uma vez construído o muro, frau Paulo poderia obter permissão para visitar, mas mais uma vez não dá. Por outro lado, a criança deve ficar do outro lado, em seguida, trazendo-a para a RDA estava em perigo de morrer. Ele não poderia se recuperar a cinco anos. Quando fui buscá-la pela primeira vez, o menino estava com medo. "Eles transformaram nosso filho em um estranho", eu disse para o autor de Stasiland .

Muito interessante é também o capítulo músico Renft Klaus, o bad boy do rock germanoriental. Klaus dirigiu o Combo Renft, que a banda havia se tornado mais popular entre os jovens. Eles tiveram uma atitude rebelde e levou o "sagrado" na RDA (o exército, a parede) e cantou com eles, porque eles queriam "arranhar a RDA para o núcleo." Eles eram muito famoso para prender, de modo a Stasi virou-se para outra saída. O grupo precisava de uma licença para trabalhar. Em 1975, eles foram citados para um show em Leipzig, diante de uma comissão do Ministério da Cultura. De assim é capaz de obter a renovação da licença.

Antes de começarem a jogar, perguntaram-lhes se aproximar da mesa. Lá, eles foram informados de que eles não queriam ouvir, porque "as letras não têm nada a ver com a nossa realidade socialista ... porque insulta a classe trabalhadora e difama as organizações estatais e de defesa." E lhes disse: "Estamos aqui hoje para informar que não existem mais." Um membro do grupo perguntou: "Será que isso significa que você está proibido?". Ele recebeu uma resposta direta e clara: "Nós não disse que eles são proibidos. Nós disse que não. " Klaus respondeu: "Mas, se ainda estamos aqui." E ouviu: "Como um grupo e não existem." A partir desse momento, seus registros desapareceram das lojas. Na imprensa deixou de mencionar o rádio parou e colocou seus registros. Ajudando a gravadora também reimpresso seu catálogo, com o único propósito de que não Klaus Renft ser registrado no Combo. Isso leva Klaus para contar uma Financiador: "No final, foi como nos tinha sido dito: já não existia. Assim, tal como em Orwell ".

Financiador também dedica um capítulo para contar sua visita ao escritório da documentação Stasi, fora Nuremberg. Eles funcionam as "mulheres de quebra-cabeça", que são cobrados com a difícil tarefa de reconstruir os documentos destruídos. Um deles disse ao autor de Stasiland : "É realmente muito parecido com fazer um quebra-cabeça em casa. Você começa nos cantos e preencher as lacunas de mão, olhando para as formas das extremidades. E então, além disso, o tipo de papel, fonte de caligrafia, e outras coisas nos dão pistas ". Fala Finder para um homem que você acha que a pessoa com mais experiência, e ele diz: "Às vezes, a satisfação é saber que quando as pessoas vêem o que aconteceu é certa serenidade: por que não ter uma posição na universidade, ou o que aconteceu com o cara que desapareceram ou o que seja. Oferece uma oportunidade para as pessoas afetadas a compreender as suas vidas. " Quando eles saem, o diretor do Escritório de entrega Funder uma cópia de um memorando redigido. É um cálculo do tempo necessário para reconstruir todos os registros: 375 anos. E acrescenta: "Estes são os cálculos com 40 operadores. Você vê, só temos 31. "

Financiador escreveu um excelente livro, que representa a vida de uma sociedade rigidamente controlado.Mas seus méritos não são apenas documentários. O autor tem sido de material oral, que tem tratamento claramente literária, o que o torna um romance de não-ficção. Financiador si aparece como um personagem importante. Ele conta como entrar em contato com os entrevistados, como se relaciona com este, em que circunstâncias as suas reuniões são realizadas. Há mesmo casos em que não há fronteiras entre o entrevistador e as testemunhas, e se envolve com eles. Isso significa que as entrevistas não são frios, mas destila emoção e frescor. Estes e outros valores sólidos não assuma que Stasiland é a estréia do Funder Anna.

Nenhum comentário: