quarta-feira, 13 de agosto de 2008

O mal que vem pelo ar




Os edifícios também podem causar doenças

Diante de sintomas como dor de cabeça, crises alérgicas, cansaço, tontura, palpitação, falta de ar, pele ressecada ou irritação nos olhos, nariz e garganta, talvez o doente não seja você, mas sim o lugar onde passa grande parte do tempo. A chamada síndrome do edifício doente leva a uma variedade de problemas de saúde decorrentes da baixa qualidade do ar em ambientes fechados e da ação de bactérias, fungos e ácaros. "Além de fazer mal à saúde das pessoas, essa situação resulta em aumento na ausência dos funcionários de muitas empresas e queda de produtividade", explica o médico alergista Celso Henrique de Oliveira, professor das universidades de Campinas e São Francisco.

A falta de manutenção de sistemas de ar condicionado e a limpeza malfeita são duas razões para a síndrome. Em 1998, o então ministro das Comunicações, Sérgio Motta, foi vítima de uma pneumonia rara, causada por um tipo de bactéria, a Legionella sp., que pode ser encontrada em sistemas de refrigeração de ar condicionado sem manutenção. Quatro meses depois, o Ministério da Saúde aprovou uma portaria obrigando os edifícios climatizados a fazer a limpeza periódica nos sistemas de ar condicionado.

Um das formas de saber se o ambiente está doente é analisar o pó nele encontrado. O alergista Celso Henrique, autor de um estudo sobre os ácaros encontrados em residências ou escritórios no Brasil, fornece gratuitamente essa análise. Para receber um kit de coleta de pó deve-se entrar em contato pelo e-mail oliveira_ch@terra.com.br.



Fonte:veja.com/saude

Nenhum comentário: