segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Projeto quer destombar 1,5 milhão de m² na Lapa-São Paulo




O Conselho do Patrimônio Histórico de São Paulo (Conpresp) coloca em votação nesta terça-feira (12) um projeto que exclui do processo de tombamento 21 imóveis na região da Lapa, Zona Oeste da capital. Se aprovada, a proposta "descongela" 1,5 milhão de metros quadrados.



A maior parte dos galpões e casarões é da primeira metade do século passado. Esses imóveis têm valor histórico contestado por especialistas e pela própria Secretaria Municipal de Cultura. As edificações entraram em processo de tombamento na revisão do Plano Diretor, em 2004. Na lista estão, por exemplo, os galpões das ruas Faustolo e Coroados.



Para o secretário de Cultura, Carlos Augusto Calil, a interrupção no tombamento ajudará no desenvolvimento da região. "Com certeza o local será valorizado. O essencial deve ser preservado, mas não se pode imobilizar a cidade", afirma.



"Cada bairro tem sua própria dinâmica e isso é levado em conta quando os técnicos analisam os processos. Nunca houve a intenção de tombar esses imóveis na Lapa. A maioria deles não tem valor histórico. O que ocorreu foi que a Lei de Zoneamento de 2004 os incluiu automaticamente em processo de tombamento." Na época, a Subprefeitura da Lapa foi a que mais indicou imóveis para preservação no Município - 51 ao todo.



A exclusão do tombamento é aguardada com ansiedade pelo mercado imobiliário. Isso porque o plano do governo municipal com a Operação Urbana Vila Leopoldina-Jaguaré é levar mais 175 mil moradores à região degradada da Lapa - hoje ocupada por prédios abandonados às margens da linha férrea usada pela empresa de cargas MRS e pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).



Atualmente, a Lapa ocupa apenas a 50º posição entre os bairros que se valorizaram na capital nos últimos dez anos, atrás dos vizinhos Jaguaré (1º lugar), Perdizes (29º) e Pompéia (35º).

Fonte:urbanista.com.br

Nenhum comentário: