domingo, 12 de abril de 2009

Donos de jornais criticam conteúdo gratuito na internet


Donos de jornais estão insatisfeitos com o conteúdo gratuito disponível na internet. A reclamação foi feita durante uma reunião da Newspaper Association of America (Associação de Jornais Americanos), em San Diego, Califórnia. Segundo eles, os leitores estão utilizando a internet para ler as notícias e isso diminui a publicidade e as assinaturas dos jornais impressos.

Para Dean Singleton, presidente da Associated Press, a situção está insustentável. "Estamos furiosos e não vamos mais suportar isto. Não podemos continuar assistindo outros roubarem nosso trabalho amparados em teorias legais equivocadas".

Em entrevista o jornal The Australian, Robert Thomson, editor-chefe do The Wall Street Journal, declarou que alguns sites podem ser apresentados como "parasitas ou lombrigas solitárias tecnológicas nos intestinos da internet".

"É claro que os leitores foram induzidos, de forma errada, na minha opinião, a acreditar que a maior parte do conteúdo deveria ser gratuito. Mas não há dúvida de que isso interessa a sites como o Google, que se beneficiam desta percepção equivocada", acrescentou Thomson.

A agência de notícias AFP divulgou, recentemente, críticas de Rupert Murdoch, presidente da News Corp., ao Google News, que reúne as principais notícias da web. "Devemos permitir que o Google roube todos os nossos direitos autorais? Obrigado, mas não, obrigado", afirmou.

Segundo a Newspaper Association of America, a renda publicitária impressa dos jornais dos EUA caiu 17,7% em 2008, enquanto a online apresentou apenas 1,8%.

Com informações do Portal Imprensa
Fonte: adnews 12/04/09

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