sexta-feira, 15 de maio de 2009

Inglaterra despeja lixo eletrônico em países Africanos


Segundo o jornal britânico The Independent, em uma parceria investigativa com o canal Sky News e o Greenpeace, milhares de toneladas de lixo eletrônico da Inglaterra estão sendo despejados em países africanos. Para confirmar as denúncias, um chip localizável por GPS foi colocado num velho televisor e jogado no lixo em Londres.

Algumas semanas mais tarde, foi localizado numa lixeira em Lagos, capital da Nigéria. Seguindo este chip, foi descoberto que as empresas contratadas para reciclar ou destruir esse lixo eletrônico exportam ilegalmente 150 toneladas por dia para uma filial sua em Lagos, os quais, depois de selecionar o que ainda pode ser vendido na África, largam o resto em lixeiras públicas. O mais grave é que esse lixo contém materiais altamente tóxicos - mercúrio, chumbo, cádmio e dioxinas diversas.

Fonte: Blog do Intituto Sérgio Motta

Um comentário:

Unknown disse...

A Inglaterra também mandou 40 containers de lixo que vieram parar o Porto de Santos. A Globo divulgou a notícia uma única vez não há nada na Internet denunciando o fato. Gostaria de saber que fim foi dado a esse lixo. Ema.