sexta-feira, 5 de junho de 2009

Há 20 anos houve o Massacre da Praça da Paz (Pequim)




Nesse Mês de maio faz 20 anos que houve o Massacre da Praça da Paz Celestial (Tian'anmen) em junho de 1989. Os manifestantes (em torno de cem mil) eram oriundos de diferentes grupos, desde intelectuais que acreditavam que o governo do Partido Comunista era demasiado repressivo e corrupto a trabalhadores da cidade, que acreditavam que as reformas econômicas na China haviam sido lentas e que a inflação e o desemprego estavam dificultando suas vidas. Os protestos consistiam em marchas (caminhadas) pacíficas nas ruas de Pequim.

As estimativas das mortes civis variam: 400 a 800 (segundo o jornal The New York Times), 2600 (segundo informações não identificadas da Cruz Vermelha chinesa) e sete mil (segundo os manifestantes). O número de feridos se estima entre sete mil e dez mil. Diante da violência, o governo prendeu um grande número de manifestantes para suprimir os líderes do movimento, expulsou a imprensa estrangeira e controlou completamente a cobertura dos acontecimentos na imprensa chinesa. A repressão do protesto pelo governo da República Popular da China foi condenada pela comunidade internacional.

No dia 4 ocorreu a cena mais conhecida dos eventos: foi tirada a fotografia vencedora do World Press Photo de 1989, na qual é mostrada Chen Yat-Sen (1931-1998), um professor de Literatura parado no meio de uma avenida detendo a fileira de tanques que circulava por ela.

Fonte: Youtube

Nenhum comentário: