quarta-feira, 27 de outubro de 2010

'Financial Times’: ‘Serra é a melhor escolha para presidente’


Clique na imagem para aumentar

Por Sílvio Guedes Crespo

O jornal britânico “Financial Times” mais uma vez se posicionou a favor do candidato à Presidência do Brasil José Serra (PSDB), agora em sua principal coluna editorial, que corresponde à posição oficial da publicação.

No dia 20 de outubro, o mesmo diário defendeu o candidato tucano na Lex Column, uma das colunas mais antigas do periódico, que não é assinada e expõe a opinião da publicação especificamente em relação a assuntos do mercado financeiro.

Se a Lex Column deu um apoio indireto a Serra – dizendo apenas que a austeridade fiscal seria a melhor saída para o problema do câmbio no Brasil, e acrescentando que o tucano é o candidato que mais defende essa proposta – agora o “Financial Times” foi o mais direto possível. “José Serra é a melhor escolha para presidente, por pouco”, afirmou o jornal, logo abaixo do título, na edição impressa. Na versão online, não há subtítulo e, portanto, essa sentença não aparece.

O editorial do “Financial Times” vem seis dias depois de a revista também britânica “The Economist” escrever, na edição que ainda está nas bancas do Reino Unido, que o Brasil “vai ser beneficiado” se o PT, após oito anos na Presidência, sair do comando do Poder Executivo.

Ontem (terça-feira, 26), o “Wall Street Journal” publicou uma reportagem em que também se mostrava claramente favorável à vitória de Serra, porém trazia fortes críticas à forma como o candidato vem fazendo campanha.

Resumidamente, o “Journal” disse que o tucano é um “centrista respeitável”, citou os principais momentos da carreira política dele e ainda exibiu, no site, um álbum de fotos do candidato, com imagens desde a sua infância, cedidas pelos organizadores da campanha – e não publicou material similar a respeito de Dilma Rousseff (PT). A crítica do “Journal” é de que Serra não foi capaz de mostrar aos eleitores suas diferenças em relação à petista. O diário chegou a dizer que o tucano usou clichês demais, como o de dizer que vai melhorar o País, e não se ateve a temas específicos.

Fonte: Estadao 27/10/10

Nenhum comentário: