sábado, 5 de fevereiro de 2011

Apagões no Brasil aumentaram nos últimos três anos


A qualidade dos serviços de energia elétrica entregue ao consumidor brasileiro entrou num processo de deterioração nos últimos três anos. O número de apagões, que após a privatização do setor caiu drasticamente, voltou a piorar em 2008 e ultrapassou a meta estabelecida pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) em 2009. No ano passado, a situação continuou piorando. Em três anos, o índice de interrupções do Brasil subiu de 16 horas para cerca de 20 horas.

No Nordeste, o indicador subiu de 18 para 27 horas. A pior situação foi verificada em Sergipe, onde o volume de apagões dobrou, de 22 para 44 horas. A Bahia também teve uma piora significativa: subiu de 14 para 20 horas. Alguns Estados apresentaram melhora, como o caso do Maranhão e Piauí. Mas lá os indicadores ainda continuam altos, entre 22 e 44 horas.

Na opinião de especialistas do setor, a explicação está na falta de investimento adequado nas redes existentes de distribuição e transmissão.


Causas do apagão


Após o apagão que atingiu oito Estados do Nordeste na madrugada de sexta-feira (4), o governo ainda tenta identificar as causas que levaram ao blecaute. O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, marcou uma reunião para segunda-feira (7) para discutir as causas da interrupção no fornecimento de energia elétrica para a região.


...Durante o encontro, representantes da Aneel, da Chesf (Companhia Hidrelétrica do São Francisco), do ONS (Operador Nacional do Sistema) e de distribuidoras de energia devem apresentar um relatório ao ministro sobre os motivos que provocaram a queda de energia, conforme solicitado por Lobão.

Em entrevista na sexta-feira, Lobão afirmou ainda que falhas no sistema elétrico são comuns no mundo todo, e que no Brasil não é diferente. Ao mesmo tempo, ele disse que o sistema elétrico brasileiro é robusto e moderno.

Fonte: R7 05/02/11
Charge: Fausto

Nenhum comentário: