sexta-feira, 27 de maio de 2011

Passeie com o cão antes da adoção


Quer um cão ou um gato de estimação? Uma boa pedida é aparecer no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) amanhã. Cerca de 350 animais estarão à disposição – em mais uma edição da Festa de Adoção, evento promovido de tempos em tempos pelo órgão. Desta vez, com uma novidade: o test-dog, uma espécie de test-drive para que a família interessada no bicho veja se, enfim, rola um clima de afinidade. Trata-se de um passeio, com o cãozinho, pelas dependências do CCZ.

“Temos uma preocupação muito grande em fazer com que o processo de adoção vá além do momento de impulso. A possibilidade de o candidato ter um contato além dos canis, dando um passeio com o cão, vendo se ele pula, se é brincalhão, etc., vai diminuir o número de abandonos”, acredita a veterinária Ana Claudia Furlan Mori, gerente do CCZ.
Adoção.

Os animais disponíveis para adoção são, na grande maioria, vira-latas. Foram parar no CCZ, em geral, por abandono ou denúncia de maus tratos. Lá, receberam vacinas e vermífugos, foram castrados e microchipados e ganharam um RGA (o RG animal). Por isso, a adoção não é completamente gratuita – há uma taxa de R$ 15,25 para bancar esses gastos.

Interessados em levar um bichinho para casa precisam ir munidos de coleira (para cães) ou caixa de transporte (para gatos), além de documentos pessoais e comprovante de residência. Funcionários do CCZ dão uma palestrinha sobre guarda responsável e outras orientações.

Embora o evento incentive um número maior de adoções, as mesmas podem ser feitas em qualquer dia, de segunda a sábado. Basta procurar o CCZ. “É o único jeito dos animais saírem daqui e liberarmos vagas para outros cães e gatos abandonados”, explica Ana Claudia. “Estamos sempre operando na capacidade máxima.”
Recorde.

Em feira semelhante ocorrida no mês de maio de 2010, o CCZ viu uma verdadeira briga de cachorro grande: 1.560 pessoas se interessaram em levar para casa um dos 31 filhotes de cães e gatos de raça – labradores, por exemplo. Os animais tinham sido apreendidos em blitze contra o comércio ilegal de animais. A concorrência, de 50,32 candidatos por bicho, foi maior que boa parte dos vestibulares.

Na ocasião, houve um duro processo seletivo, com sorteio e entrevista, para levar o animalzinho para casa. Foi um recorde de procura. Em geral, as feiras organizadas pelo órgão costumam atrair cerca de 30 interessados – com média de oito bichos adotados.

CURIOSIDADE

Nem só de cão e gato vive o CCZ. Vez ou outra aparecem animais bem grandinhos abandonados pelas ruas – e são recolhidos pelo órgão. “Cavalos, carneiros, cabras, porcos, bois…”, enumera a veterinária Ana Claudia Furlan Mori. No momento, há três cavalos vivendo lá.

QUANDO E ONDE

Festa de Adoção
de Cães e Gatos do CCZ de São Paulo
Amanhã. Das 10h às 16h.
Rua Santa Eulália, 86, Santana (próximo ao Campo de Marte)

Fonte: Estadão 27/05/11

Nenhum comentário: