quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Mesmice na Política


As eleições de José Sarney e de Michel Temer para as presidências do Senado e da Câmara reforçam o corporativismo nas duas Casas, aumentam a descrença do eleitor em relação ao Congresso e revelam a opção de deputados e senadores por manter o poder.

Para Fernando Abrúcio, professor de Política da Fundação Getulio Vargas,
- A maioria dos deputados e senadores não quer mudar o Congresso. Não quer discutir questões como voto secreto, por exemplo, daí a opção pelo continuísmo - analisou Abrúcio, para quem o resultado dessas eleições reflete ainda o descaso da sociedade sobre as questões relativas ao Congresso.

- Estamos num país em que, para a sociedade e a mídia, mais interessam questões do Executivo. Os rumos no Congresso se dão de forma corporativista. Isso é culpa também do alto índice de amnésia eleitoral que existe no país - disse Abrúcio.

O presidente do Centro de Pesquisa, Análise e Comunicação (Cepac), o cientista político Rubens Figueiredo, endossou a tese de Abrúcio:

- No Brasil, a adesão à democracia obedece mais à lógica da aprovação do governo do que do funcionamento das instituições - disse. - A eleição deles (Temer e Sarney) dá a idéia de mesmice na política. É o mesmo Congresso que levanta a bandeira da reforma política, mas com viés corporativista, que trabalha por cargos e benefícios.

Fonte: O Globo 04/02/09

Nenhum comentário: