terça-feira, 22 de setembro de 2009

Micheletti quer que Brasil asile ou entregue Zelaya


O presidente de fato de Honduras, Roberto Micheletti, pedirá nesta terça-feira ao governo do Brasil que dê asilo político a Manuel Zelaya, tirado do poder em 28 de junho, ou o entregue as autoridades hondurenhas.

O anúncio foi feito ontem à noite, pelo próprio Micheletti, numa entrevista ao Canal 5 da capital Tegucigalpa. Micheletti disse à emissora que Zelaya é patrocinado pelo presidente da Venezuela, Hugo Chávez, e que o presidente derrubado chegou de surpresa a Tegucigalpa após fazer escalas em El Salvador e na Guatemala.

Além de afirmar que não quer que a presença de Zelaya cause um derramamento de sangue no país, o chefe de Estado de fato declarou que hoje enviará uma nota oficial pedindo ao governo do Brasil que conceda asilo a Zelaya ou o entregue às autoridades hondurenhas.

Zelaya está desde ontem na embaixada do Brasil, onde é acompanhado pela mulher, Xiomara Castro, por outros parentes e por seguidores e alguns jornalistas. Micheletti também pediu "aos irmãos venezuelanos" que se desfaçam "politicamente" de Hugo Chávez.

"Livrem-se desse ditador politicamente, livrem-se porque ele está causando mais dano à economia de vocês presenteando o petróleo que não é dele, mas de todo o povo venezuelano", disse Micheletti.

Pela manhã, a polícia e o Exército de Honduras dispersaram com bombas de gás lacrimogêneo e tiros com balas de borracha dezenas de seguidores de Zelaya que permaneciam em frente à embaixada do Brasil.

Fonte: Site Terra 22/09/09

Nenhum comentário: