quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Nos EUA, gato é o primeiro felino a contrair gripe suína


Um gato no Estado de Iowa foi infectado pelo vírus H1N1, a primeira vez que um felino é diagnosticado com a nova gripe, informou a Associação Americana de Medicina Veterinária nesta quarta-feira. O gato de 13 anos aparentemente contraiu o vírus de um dos moradores da casa, disse o grupo em comunicado. O animal se recuperou e, aparentemente, não infectou ninguém nem outro animal.

Porcos são a fonte original do vírus H1N1, que já foi encontrado também em um furão, animal especialmente suscetível ao vírus da gripe humana. "Dois dos três membros da família que é dona do gato sofreram com gripe antes de o gato adoecer", disse em comunicado Ann Garvey, do Departamento de Saúde Pública Veterinária de Iowa.

"Isso não é totalmente inesperado, pois outras cepas de gripe foram encontradas em gatos no passado". O gato e seus donos já se recuperaram da doença.

Cães e cavalos também podem pegar várias cepas da gripe, embora nenhum desses animais tenha sido diagnosticado com o H1N1 até agora. "Bichos de estimação que vivem dentro de casa perto de alguém doente correm risco e é aconselhável monitorar a saúde deles para garantir que não estão mostrando sinais da doença", disse o veterinário David Schmitt.

A nova gripe H1N1, popularmente conhecida como gripe suína, é transmitida facilmente entre humanos e infectou milhares de pessoas no mundo desde março, causando a morte de ao menos 5.000 pacientes.

Fonte:Reuters 04/11/09

Nenhum comentário: