segunda-feira, 23 de novembro de 2009
NY Times: Brasil da uma cotovelada nos Estados Unidos
Por Adriana Vandoni
O jornal The New York Times comenta, nesta segunda-feira, que a vinda do ditador do Irã Mahmoud Ahmadinejad ao Brasil, compromete as ambições do Brasil de se tornar um ator mais importante no cenário diplomático global e que a recepção a Ahmadinejad colidem com os esforços dos Estados Unidos e de outros países para intervir no programa nuclear do Irã.
A reportagem do NY Times lembra que a visita pode cortar os esforços do Oeste para pressionar o Irã, estremecer as relações entre o Brasil e os Estados Unidos e prejudicar a sua crescente reputação como poder global.
O democrata Eliot Engel, presidente do subcomitê da Casa Branca para o Hemisfério Oeste, afirma à reportagem que a visita é um “erro grosseiro e terrível”, pois o Brasil está dando o “ar de legitimidade” a Ahmadinejad.
“Não faz sentido para mim, e prejudica a imagem do Brasil, francamente”, afirmou. A reportagem também lembra que as relações entre Estados Unidos e Brasil ficaram “tensas” depois das críticas que Lula fez à forma que os Estados Unidos lidaram com a crise em Honduras, e à sua crescente presença militar na Colômbia.
A matéria destaca ainda as manifestações ocorridas em vários estados brasileiros contra a visita do ditador
Fonte: Prosa e Política 23/11/09
Charges: Sponholz
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário