sábado, 2 de janeiro de 2010

Chuvas ameaçam patrimônio histórico e estradas em SP


Centro histórico de São Luís do Paraitinga. Foto: Rogerio Marques/Vale
Paraibano


TAUBATÉ e SÃO PAULO - Um dos mais importantes conjuntos arquitetônicos do período do café no Estado de São Paulo está sendo destruído pelas águas que inundam a cidade de São Luís do Paraitinga, a 140 km de São Paulo. A cidade tem cerca de 90 prédios tombados pelo patrimônio histórico estadual, que estão localizados na sua área central.

Desde a noite de quinta-feira, véspera do Ano-Novo, a cidade está sob as águas do rio Paraitinga, que está oito metros acima do seu nível normal, segundo a Defesa Civil, que calcula que, cerca de quatro mil pessoas estão desabrigadas e isoladas, pois apenas a parte alta da cidade não foi atingida pela enchente. No entanto, pelo menos 60% da população, de 10,9 mil habitantes, estão sendo prejudicados direta ou indiretamente pelas chuvas.

O acesso à cidade só pode ser feito por helicóptero. Desde a manhã de hoje, homens do Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental e do Exército iniciaram o resgate dos moradores que continuam isolados.

Para isso dispõem de cinco barcos e dois helicópteros - um da Polícia Militar e outro da Aviação do Exército. Uma central de operações funciona na Igreja do Rosário e várias residências estão apoiando a operação.

Leia Mais

Fonte: Estadão 02/01/10

Nenhum comentário: