quinta-feira, 22 de abril de 2010

Cinquenta anos de quê? Brasília embruteceu o Brasil


Trecho de artigo de Jota Alves:

Criadora de exterminadores do futuro

Construímos Brasília e desconstruímos o Rio de Janeiro, uma das capitais mais bem estruturadas e bonitas do mundo. Rio-capital nos deu alegria, conforto, orgulho. Brasília nos dá tristeza, amargura, decepção. Do seu centralismo nada democrático, Brasília castra iniciativa, criatividade, dá maus exemplos, contamina o que o brasileiro tem de bom. Ao se vulgarizar nos nivelou pela mediocridade, tirou-nos esperança e sonho.

Brasília não nos pertence mais. É dominada por uma casta de burocratas delinquentes e políticos de periculosidade refinada. Capital da impunidade de mil Pandoras, Brasília gera exterminadores do futuro. Tivesse cruzado o país com ferrovias, o JK corajoso e visionário teria deixado uma herança magnífica a justificar plenamente a construção da capital. Com ferrovias de passageiros e cargas obteríamos altos níveis de produção agrícola, industrial, energética, alimentar, habitacional, educacional, sem brutalizar o povo brasileiro.

Tendo a seu dispor avançadas tecnologias ferroviárias, JK não as construiu. Um erro fatal que nos fez dependentes do carro, de estradas mal construídas, mal conservadas e de gasolina/petróleo. Brasília para 600 mil habitantes, tem mais de dois milhões, e mais de um milhão de carros. Destrói a si mesma e a seus satélites.

Leia aqui o artigo inteiro

Fonte: Claudio Humberto
Charge: Sponholz

Nenhum comentário: