terça-feira, 13 de abril de 2010

Comer, matar, votar: menores infratores irão também às urnas em 2010


Existe algum esporte genuinamente brasileiro? Existe sim, mas não é o futebol, criado na Inglaterra. A verdadeira arte, o verdadeiro passatempo, o esporte tipicamente nacional, é inventar privilégios para quem comete crimes e representa uma ameça à sociedade. Agora, todo o esforço da Justiça Eleitoral brasileira será direcionado para viabilizar e administrar o voto dos presos provisórios em estabelecimentos prisionais e unidades de internação de adolescentes.

Os defensores da medida alegam que o direito a ser exercido é garantido pela Constituição, mas não explicam por que esse direito (reservado a eventuais sequestradores, estupradores e assassinos) deve ser prioritário para a sociedade e o Estado, enquanto muitos outros direitos e prerrogativas também determinados constitucionalmente são solenemente ignorados (especialmente àqueles relacionados à saúde e segurança públicas, à manutenção de nossas fronteiras e à moralidade no serviço público).

Fica também difícil explicar e compreender por que motivo um adolescente de 16 anos tem direito a escolher seus "representantes" que votarão leis e imporão padrões de comportamente a outros brasileiros, mas não podem ser responsabilizados quando ameçam e roubam de outros cidadãos o direito à vida, o direito à propriedade e o direito a vir e vir sem ser morto na esquina de casa.

E cabe aqui o recorrente registro: o político que tomar por bandeira acabar com essa cultura de privilégio aos criminosos corre o risco de virar presidente da República um dia desses. Mas quem é que se habilita, não?

Fonte:Midia a Mais 12/04/10
Charge: Tiago

Nenhum comentário: