quinta-feira, 8 de julho de 2010

Depois da "Cortina de Ferro", o "Torno de Aço"


A secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, fez um Discurso na Polônia que invocou Winston Churchill. Ela lembrou que, há 60 anos, Churchill havia alertado o mundo para a “Cortina de Ferro” que estava sendo baixada pela URSS sobre a Europa – designando a barreira atrás da qual o autoritarismo soviético subjugaria diversas nações nas décadas seguintes, tendo a Polônia como seu principal símbolo. Agora, porém, disse Hillary, o risco é o do “torno de aço”, com o qual diversos governos no mundo estão “lentamente esmagando a sociedade civil e o espírito humano” em seus países.

Ela citou especificamente Zimbábue, República Democrática do Congo, Etiópia, Cuba, Egito, Irã, Venezuela, China e Rússia.
“Alguns desses países ainda se dizem democráticos”, lamentou Hillary. “Democracias não temem o próprio povo. Elas reconhecem que os cidadãos devem ser livres para se reunir, advogar e agitar.”


Enquanto isso, no dia seguinte, Lula apertou calorosamente a mão do ditador da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang Mbasogo, que está no poder há 31 anos. Obiang é conhecido por mandar torturar e assassinar opositores como moscas e já foi descrito pela rádio estatal do país como “o deus da Guiné Equatorial”. E
em vez de se constranger com as violações de direitos humanos no país

Fonte: Blog de Marcos Guterman 04/07/10

Nenhum comentário: