sexta-feira, 16 de julho de 2010

Dissidentes cubanos criticam Lula


ORLANDO ZAPATA MORREU EM GREVE DE FOME O presidente Lula recebeu críticas de sete, dos 11 dissidentes cubanos, que foram soltos esta semana e levados para a Espanha. Durante entrevista coletiva, um dos presos libertados lembrou que Lula estava na ilha quando o dissidente Orlando Zapata morreu, em fevereiro, após 85 dias de greve de fome.

Na ocasião, o presidente brasileiro, se recusou a comentar as denúncias sobre desrespeito aos direitos humanos. Depois, ao defender o respeito à Justiça cubana, ele foi acusado de comparar Zapata a presos comuns de São Paulo, e foi criticado por omissão. Segundo os dissidentes, as condições da vida no cárcere em Cuba eram péssimas, as celas eram infestadas por ratos e baratas e os prisioneiros conviviam com surtos de dengue e tuberculose na cadeia.


“A greve de fome é a única alternativa dos prisioneiros para denunciar as atrocidades do regime”, diz Reyna mãe de Zapata. Pode-se dizer que ele aprendeu a lição com o próprio Fidel Castro, que, em 1981, ergueu em Havana um monumento em homenagem aos irlandeses que morreram em greve de fome pela independência da Irlanda. As palavras do Comandante estão cunhadas numa placa de chumbo, difíceis de apagar.

Fonte: Claudio Humberto e revista Isto É
Charge: Pelicano

Nenhum comentário: