terça-feira, 6 de julho de 2010

Lula pode ganhar grande cargo internacional, se acabar com os controles de capitais que entrem ou saiam do Brasil



Por Jorge Serrão

Mesmo depois da péssima repercussão global de seu apoio ao esquema nuclear do Irã, irritando EUA e Israel, o chefão Lula da Silva costura acordos com a Oligarquia Financeira Transnacional para ter condições de ocupar algum cargo na área internacional após o término de seu segundo mandato, no dia 1.º de janeiro. Um dos trunfos de Lula para se recuperar e, até o final de seu mandato, acabar com todos os controles de capitais que entrem ou saiam do Brasil.

A moeda de troca de Lula com os banqueiros globalitários será aprovação, por aqui, do chamado Projeto Ômega. Tocado pela BM&FBovespa, Febraban e Andima, o plano consiste em criar um mercado de moedas no Brasil, tendo São Paulo como centro financeiro internacional. Lula só teria de liberalizar o câmbio e internacionalizar o Real. O intermediário de Lula para cuidar do assunto é o deputado federal Antônio Palocci – cotado para ser super-ministro se Dilma Rousseff vencer a eleição presidencial.

O projeto tem alguns perigos. Se houver uma grande apreciação da taxa real de câmbio, a economia brasileira tende a se desindustrializar mais ainda. O Brasil corre o risco de crescer, menos ainda, no longo prazo, aumentando nossa dependendência externa e agravando nossas “perdas internacionais”. Além disso, o Brasil pode se transformar em paraíso para especuladores financeiros e cambiais. Como Lula ssó se importa com ele mesmo, o Brasil que se prepare para a crise econômica prevista para os anos de 2011 e 2012

Fonte: Alerta Total 01/07/10

Nenhum comentário: