domingo, 10 de abril de 2011

Homem de confiança de Tarso Genro é preso pela Polícia Federal em Brasília


Um homem de confiança do governador Tarso Genro, Francisco Narbal Alves Rodrigues, ex-coordenador nacional do Pronasci durante a gestão do ex-ministro da Justiçam atual segundo homem mais importante do Escrítório de Representação do RS em Brasília (nomeado pelo atual governo), conhecido militante do PT no Estado e ex-dirigente do Cpers, foi preso na última terça-feira pela Polícia Federa, acusado de roubar dinheiro público.

Ele foi um dos presos durante a Operação Déjà Vu II, deflagrada pela Polícia Federal. A operação investigou desvios em contratos do Pronasci, programa comandado por Tarso Genro no Ministério da Justiça.

A Polícia Federal do Paraná tem cópia de transferências bancárias que comprovariam que Rodrigues recebeu dinheiro da Adesobras, Oscip suspeita de desviar dinheiro público, inclusive durante o período em que trabalhou sob as ordens de Tarso Genro em Brasília.

Cópias de e-mails revelam que o ex-coordenador do Pronasci teria tentado prorrogar um contrato da Oscip já vencido e corrigido relatórios da Adesobras que foram encaminhados ao Ministério da Justiça.

Os repasses para Rodrigues seriam em torno de R$ 5 mil a R$ 6 mil. O filho dele era funcionário da Adesobras e recebia como salário dinheiro vindo do MJ para implementação do Pronasci no Paraná.

- Rodrigues foi nomeado por Tarso Genro quando este era ministro da Justiça e trabalhou com o governador também no ministério da Educação. Tarso, este ano, levou-o pra a segunda posição no Escritório de Representação do RS em Brasília.

Rodrigues é antigo militante do PT no Rio Grande do Sul e já fez parte da diretoria do CPERS. Segundo a assessoria de Tarso, ele soube das denúncias em 2009 e pediu à PF para investigar o assunto. Mas manteve Rodrigues no cargo por considerar não existir nada de concreto contra o assessor.

Em 2011, Rodrigues foi nomeado como segundo homem da representação gaúcha em Brasília. A assessoria de Tarso informa que a nomeação de Rodrigues foi anulada.

Fonte: Políbio Braga 08/04/11

Nenhum comentário: