domingo, 10 de abril de 2011

O perigo dos copycats


O massacre das crianças assassinadas na escola de Realengo, interior do Rio de Janeiro, que abala o Brasil e ganha repercussão em todo o mundo, poderá ter mais desdobramentos, segundo especialistas em criminologia, inclusive a brasileira Ilana Casoy.

Agora, a CNN colocou no ar em todo o planeta grande matéria com estudiosos e pesquisadores desse tipo de brutalidade que apostam que, a exploração das tragédias como a da escola de Realengo, cometidas por psicopatas, pode provocar o surgimento dos famosos copycats. São aqueles que, vendo a notoriedade que esses crimes e seus autores ganham na mídia, são estimulados a copiá-los.

Também o The New York Times acaba de dedicar uma matéria aos copycats, que chama de “efeito colateral de grande risco”, sem que ainda se tenha quaisquer fórmulas seguras para evitá-los.

É claro que podemos evitá-los, é só não dar tanto ibope para essa barbaridades. É um absurdo a exploração que os meios de comunicação fazem com os acontecimentos, com as pessoas envolvidas.

Fonte: Giba Um

Nenhum comentário: