sábado, 8 de janeiro de 2011

Terra volta a tremer em Goiás





UnB registrou dois tremores - um deles de 4,1 graus na Escala Richter
Mirella D'Elia



O Observatório de Sismologia da Universidade de Brasília (UnB) registrou, neste sábado, dois tremores de terra no norte de Goiás, perto da divisa com Tocantins. Segundo o professor Lucas Barros, chefe do observatório, o primeiro tremor, com magnitude de 4,1 graus na Escala Richter, ocorreu às 9h50. O segundo, de 2,8 graus, ocorreu sete minutos depois. O epicentro foi a 14 quilômetros de Formoso, a 10 quilômetros de Trombas e a 34 quilômetros de Porangatu.

Um tremor dessa magnitude, informou, poderia provocar danos, como rachaduras em casas, em um raio de até 80 quilômetros. Não foi o caso. Mas muitos moradores tomaram um susto. "Como o epicentro não foi em área urbana, não houve mais danos. Mas a população ficou assustada", disse Barros.

Falhas geológicas - Este foi o terceiro maior tremor registrado nos estados de Goiás e Tocantins. O maior foi no dia 8 de outubro de 2010, com magnitude de 5 graus na Escala Richter, perto da cidade de Mara Rosa, também na divisa de Goiás com Tocantins. Na época, foi divulgado que a intensidade do tremor foi de 4,5 graus. Segundo Barros, o valor foi recalculado. Na ocasião, o tremor foi sentido até no Distrito Federal.

"Os estados de Goiás e Tocantins são cortados por um sistema muito antigo de falhas geológicas. A movimentação dessas falhas pode ser uma explicação para esses tremores", explicou o professor.

Fonte: Veja 07/01/11

Nenhum comentário: