quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Internet permite acompanhar viagem de Papai Noel


Crianças que querem saber em que parte de sua viagem pelo mundo o Papai Noel está, nesse Natal, podem acompanhar seu progresso na internet.

O projeto é uma parceria com o Comando de Defesa do Espaço Aéreo da América do Norte, conhecido como Norad (sigla em inglês de North American Aerospace Defense Command), que vem rastreando o Papai Noel há anos, durante o Natal.

Crianças do mundo todo podem acompanhar sua viagem usando o Google Earth e um site especial do Norad, o http://www.noradsanta.org/.

Além disso, durante a viagem, o Papai Noel passa por 24 "câmeras" espalhadas pelo mundo, e os vídeos podem ser vistos na página do Norad no site YouTube, na medida em que vão sendo "capturados".

A tradição do Norad de rastrear o Papai Noel começou há 50 anos com um erro de impressão em uma propaganda de um jornal do Estado do Colorado, nos Estados Unidos, em 1955.

Uma criança que queria saber onde estava o Papai Noel ligou para o número de telefone que estava impresso no jornal e foi conectada com o Comando de Defesa Aérea Continental (Continental Air Defense Command), o Conad, como era chamado o Norad até 1958.

À medida em que mais ligações erradas de crianças eram recebidas, o comandante no outro lado da linha respondia às perguntas sobre o Papai Noel.

A tradição continuou e chegou à internet em 1998. Em 2007, o site rastreador do Papai Noel do Norad teve mais de 10 milhões de visitantes de 212 países.

Fonte: Estadão

Nenhum comentário: