domingo, 7 de dezembro de 2008

O Linguajar "fino" de Lula


COMENTÁRIOS (TRECHOS) DE ALGUNS COLUNISTAS

Por Noblat
"Sifu" ("se fudeu") pode ser uma expressão corrente entre os que falam palavrões sem se chocar e que não se preocupam se eles chocam os outros.

Mas não é uma expressão que caiba bem em um pronunciamento público de qualquer autoridade - menos ainda se essa autoridade for o presidente da República. Quem convive com Lula sabe que ele fala palavrões com frequência. Palavrão funciona para ele quase como uma vírgula em meio a uma frase. Mas creio que essa foi a primeira vez que diante de uma platéia, em evento coberto fartamente pela mídia, ele usou um palavrão. É desejável que tenha sido a última e que ele peça desculpas por isso. Do contrário, recomenda-se que tirem as crianças da sala sempre que Lula aparecer na TV”

Por Reinaldo Azevedo
“O seu “sífu”, para se referir às dificuldades por que passa o Brasil, é o triunfo do deboche. Escrevi ontem a respeito dessa questão em particular (reproduzo abaixo aquele post). Já disse algumas vezes que as reservas ideológicas não estão, sozinhas, no cerne da minha ojeriza aos petralhas. Insuportável nessa gente é também a sua imbatível vulgaridade. Não porque lhes falte necessariamente educação formal — alguns são até bem graduados. O que lhes falta mesmo é decoro. E por isso os presentes aplaudiram as manifestações de estupidez e grosseria do “chefe”, num espetáculo verdadeiramente grotesco”.




Por Josias de Souza
“Lula trazia um pronunciamento escrito por assessores. Mas avisou: "Não tem nenhuma razão para eu ler esse discurso aqui". Falaria sobre o Fundo Setorial do Audivisual, lançado no Rio, nesta quinta (4). Desistiu: "A pessoa menos indicada para falar de audiovisual seria eu". Preferiu tratar de "um outro assunto". Brindou a platéia de produtores culturais e artistas com um improviso de 45 minutos sobre a crise global. Em certos momentos, recorreu a um linguajar de botequim. Valeu-se de uma analogia médica para explicar o seu otimismo maroleiro. "

Fonte:movimentoordemvigilia.blogspot.com/

Nenhum comentário: