terça-feira, 19 de novembro de 2013

Adoçante com Sucralose é Mais Saudável?



Um adoçante que tem sido muito utilizado atualmente é o sucralose, que de acordo com estudos e comentários é mais saudável que os outros adoçantes artificiais. 

Mas o que seria esse adoçante sucralose? 



Ele na verdade é derivado da cana de açúcar, sendo produzido através de um processo químico, em que são substituídos três átomos de cloro na molécula do açúcar por três grupos de hidrogênio-oxigênio. 

Isso resulta na criação de uma estrutura molecular extremamente estável e 600 vezes mais doce que o açúcar. 

E mesmo assim faz bem à saúde?

Sim, foram feitos mais de 100 estudos científicos em 20 anos, e ficou comprovado que ele é totalmente seguro, não sendo cancerígeno. Além disso, ele não possui calorias, não causa cáries, não tem efeito na secreção de insulina e não é tóxico. 

Sendo indicados para todos, inclusive, crianças, gestantes, diabéticos e fenilcetonúricos (pessoas que sofrem de fenilcetonúrica, doença genética que apresenta defeito ou ausência da enzima fenilanina hidroxilase, a qual é essencial no processo de transformação da fenilanina do plasma sanguíneo, sendo que quem possui essa doença tem que modificar a dieta e pode apresentar deficiência cerebral e no desenvolvimento psicomotor). 

Por quê?

Isso se deve ao fato do sucralose não ser reconhecido pelo corpo como açúcar ou carboidrato, dessa forma ele não é metabolizado pelo corpo como energia, não afetando a taxa de glicemia, sendo tão bom em pessoas com diabetes quanto para quem deseja emagrecer. Além disso, como ele é mais doce que o açúcar, não é necessário usá-lo em grande quantidade para adoçar alguma coisa. 

Leia também:


Mitos e Verdades Sobra a Diabetes

No entanto no caso de mulheres grávidas, elas devem consultar seu médico para saber o que comer durante a gravidez, adquirindo uma dieta própria para seu bem e o desenvolvimento do bebê. 

No caso de crianças apesar do sucralose ser liberado, não é recomendado dar alimentos com adoçantes de baixas calorias, já que as crianças necessitam da energia dos carboidratos para se desenvolver. 

O sucralose aumenta as calorias de um alimento?

Não, como ele não é metabolizado não possui calorias, claro que você pode engordar ou prejudicar-se se consumir algum alimento em demasia, mas através das calorias do próprio alimento. 

Há alguma restrição ao seu uso? 
Não. Segundo os estudos, mesmo se consumido acima do necessário para adoçar, não faz prejudica a saúde. 

Qual a dose diária recomendada?
Apesar de não haver restrições, assim como todo alimento não deve ser consumido em demasia, sendo recomendado 5mg/kg da pessoa, por dia. 

O sucralose pode ser usado para adoçar qualquer tipo de alimento?

Sim, desde alimentos frios a assados, mas você deve tomar cuidado na quantidade, já que ele adoça mais que o próprio açúcar. 

E quanto aos outros adoçantes? 



Se você ainda está em dúvida, confira no quadro a seguir os pontos positivos e negativos dos demais adoçantes em comparação ao sucralose:


Adoçantes
Pontos Positivos
Pontos Negativos
Estévia (edulcorante natural)
Natural e sem contraindicações
Sabor residual amargo
Sacarina e Ciclamato(adoçantes artificiais combinados)
Melhoram o sabor final do produto e são resistentes a altas temperaturas

Sabor Residual Amargo

Frutose (açúcar das frutas)
Adoça três vezes mais que o açúcar e resiste a altas temperaturas
Contém o mesmo valor calórico do açúcar não sendo indicado para diabéticos


Aspartame(edulcorante)


Sabor agradável
Pode potencializar doenças como enxaqueca, labirintite e câncer

Sucralose (adoçante derivado da cana de açúcar)
Adoça 600 vezes mais que o açúcar, não contém calorias e não tem contraindicações


Não tem

Onde Posso Encontrar o sucralose? 


Em supermercados, farmácias e até mesmo em lojas de conveniência. Várias marcas famosas em adoçantes como Zero Cal, Finn, Linea, Gold, União entre outros. Ele pode ser encontrado em forma líquida ou em pó. 

Qual o preço? 

O sucralose é um pouco mais caro que os outros adoçantes, mas não custa um valor exorbitante. Seu preço pode variar de 7 a 30 reais, dependendo da quantidade.  

Nenhum comentário: