terça-feira, 5 de novembro de 2013

Museu das Vítimas do Comunismo na Romênia

Maramures é uma província no extremo norte da Romênia, na fronteira com a Ucrânia.Nesta singela cidade  existe uma prisão Sighetu Marmatiei que abrigou muitos presos políticos que divergiam do sistema comunista imposto ao povo romeno. Essa prisão virou um Museu das Vítimas do Comunismo.

As fotos e textos foram tirados do site Andarilhos do mundo,

Maramures Romenia Sighetu Marmatiei
Nosso objetivo ali era conhecer um dos museus mais incríveis e tristes do país, o Museu das Vítimas do Comunismo.
Maramures Romenia museu vitimas do comunismo sighetu
O museu foi construído sobre uma cadeia onde os rebeldes que lutavam contra as barbaridades do regime comunista foram presos e torturados. Acredite! É de arrepiar os cabelos dos mais insensíveis.
Maramures Romenia monumento às vítimas do comunismo

Monumento às vítimas do comunismo na Romênia


A primeira coisa que chama a atenção são as fotos de milhares de pessoas que estão grudadas nas paredes frias de concreto da antiga prisão. Cada um daqueles rostos retrata alguém que foi morto simplesmente por discordar da política vigente do país.
Maramures Romenia mortos pelo comunismo
Algumas celas reconstituem a forma como eram tratados os dissidentes, outras mostram as ideologias de dominação que o regime comunista usava para se manter no governo.
Maramures Romenia ideologia comunista
Estudantes de medicina, por exemplo, eram perseguido simplesmente por insistir em estudar anatomia em livros proibidos: aqueles que usavam termos ocidentais. Para vocês terem uma idéia, chegaram a obrigar os futuros médicos a usarem livros russos para aprenderem seus ofícios.
Maramures Romenia cela na prisao de Sighetu Marmatiei
Os absurdos foram muitos, as barbaridades incontáveis. E testemunhar essa tragédia da humanidade serve como lição. Tomara que algo assim nunca mais se repita em nossa história!
Maramures Romenia cela dos prisioneiros sighetu
Depois de sairmos ainda meio engasgados lá de dentro, resolvemos espairecer e rumamos para o cemitério de Sapantha, na cidade homônima vizinha…
Para informações sobre horário de funcionamento e ingressos, clique aqui. (A entrada custa irrisórios 6 LEI = R$ 3,00!)

Nenhum comentário: