quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Agricultores familiares protestam contra Funai na entrada do Ministério da Justiça


Representantes da Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina bloquearam a entrada do prédio do Ministério da Justiça na manhã desta quarta-feira (6). O grupo quer falar com o ministro José Eduardo Cardozo sobre a expropriação dos trabalhadores rurais através de processos de demarcação de terras indígenas no Sul do país.

Segundo a Polícia Militar, 200 pessoas se concentravam no local às 7h45. Eles bloquearam todos os acessos ao prédio e pedem uma reunião com o ministro da Justiça.

O coordenador da Fetraf-Sul, Rui Valença, explica que os agricultores estão perdendo as terras que ocupam no sul do país, por conta da demarcação de terras indígenas feitas pela Funai. Segundo ele, o grupo quer que o governo apresente uma alternativa aos agricultores. "O estado colocou os agricultores lá há mais de 100 anos e esse mesmo estado quer tirar agora, sem apresentar uma alternativa para os agricultores", afirma Rui.

Além do ministro da Justiça, o grupo espera se reunir com outras autoridades, como o ministro do Desenvolvimento Agrário e o secretário da Presidência da República. Para Rui, a reivindicação não é contra os indígenas. "Não estamos questionando o direito dos índios, mas queremos assegurar nossos direitos."

Os pequenos protestando em Brasília e os grandes reclamando em casa.

Ouça matéria da CBN:


Postado quarta-feira, novembro 06, 2013

Nenhum comentário: