terça-feira, 7 de outubro de 2008

China monitora e censura mensagens do Skype




O TOM-Skype, joint venture do eBay na China, está gravando e censurando mensagens de texto dos usuários caso elas contenham certas palavras-chave relacionadas à tópicos que o governo julga serem inapropriados, de acordo com um relatório publicado nesta semana por pesquisadores no Canadá.

"O TOM-Skype está censurando e gravando mensagens de texto que contenham palavras-chave específicas e pode estar ligado à vigilância individual", conclui o relatório. "O que está claro é que o TOM-Skype está ligado à vigilância extensiva com pouca ou nenhuma preocupação com a segurança ou privacidade de seus usuários. Esta é uma contradição direta com os pronunciamentos públicos do Skype sobre suas políticas na China".

As palavras-chave que acionam a ação inclui palavras relacionadas com a independência de Taiwan, o grupo religioso banido Falun Gong e oposição política ao Partido Comunista Chinês, de acordo com o relatório do Citizen Lab na Universidade de Toronto.

O serviço também grava e captura de forma rotineira milhões de informações que incluem dados pessoais e detalhes de contatos a partir de qualquer mensagem de texto e chamadas de voz de usuários do TOM-Skype, incluindo chamadas feitas por usuários do Skype, de acordo com os pesquisadores.

Não apenas a coleta de dados é suspeita, como também existem medidas inadequadas para proteção da privacidade dos usuários do TOM-Skype. Os dados e informações necessárias para remover a criptografia dos arquivos de log são mantidas nos servidores que podem ser acessados pelo público.

"Este é o pior dos pesadelos para os fanáticos por teorias de conspiração", disse Ronald J. Deibert, professor de ciências políticas na Universidade de Toronto. "É como Arquivo X, mas sem os aliens", disse ele.

Representantes do eBay não comentaram sobre o relatório.

Fonte:www.baboo.com.br 02/10/08

Nenhum comentário: