terça-feira, 14 de outubro de 2008

Impostômetro - quanto o brasileiro gasta com impostos?


Em tempo de eleições, nada poderia ser mais oportuno do que conhecer o Impostômetro. Criado pela ACSP (Associação Comercial de São Paulo), com o apoio do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), o Impostômetro faz estimativas dos encargos pagos de diversas formas: a soma total, para a união, para cada estado ou município separadamente, por tributo, mês, dia, hora, minuto, segundo e até por pessoa!

A metodologia considera a arrecadação de impostos, taxas e contribuições, incluindo as multas, juros e correção monetária.

As bases de dados utilizadas para cálculo da arrecadação federal foram os da Receita Federal Brasil, Secretaria do Tesouro Nacional, Caixa Econômica Federal, Tribunal de Contas da União, e IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

No nível estadual foi consultada as bases do CONFAZ – Conselho Nacional de Política Fazendária, das Secretarias Estaduais de Fazenda, Tribunais de Contas dos Estados e Secretaria do Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda.

No nível municipal foram utilizados os dados da Secretaria do Tesouro Nacional, dos municípios que divulgam seus números em atenção à Lei de Responsabilidade Fiscal, dos Tribunais de Contas dos Estados.

Estas informações encontrei no próprio site do Impostômetro. Vejam mais detalhes nele.

Visitem: www.impostometro.com.br

Fonte: infoneural

Nenhum comentário: